Este evento incluirá conferências, sessões em formato de simpósios temáticos de comunicações orais, sessões de comunicações livres orais e sessões de posters.

As sessões de posters terão lugar durante o Coffee break.

 

Conferências

 

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

O papel e os desafios da Psico-Oncologia na melhoria dos cuidados oncológicos

Dia 14 de Março de 2019

10:15 às 11:15

The role and challenges of psycho-oncology in improving cancer care will be discussed, pertaining to the main pillars of psycho-oncology: clinical care, research, education, cancer policy, and advocacy, with emphasis on last decade advances.

Inclusion of psychosocial cancer care in National, European and International cancer policies, initiatives, recommendations, current context and how to move forward in a more collaborative, active, integrative way, will be discussed with emphasis on the role of the national and international societies, universities, organizations, and each of us. 

 

Professora Doutora Luzia Travado

Fundação Champalimaud

Luzia Travado, PhD, MSc, ClinPsych, is clinical psychologist and psychotherapist, specialized in health psychology and psycho-oncology, with degrees from Universidade de Lisboa and Coimbra. She is clinician and researcher of Psycho-Oncology currently at the Champalimaud Clinical and Research Center of the Champalimaud Foundation,in Lisbon. She is a pioneer in the field with a career of more than 30 yrs, dedicated to clinical care, research, education, policy and advocacy. She is currently Past-President of the International Psycho-Oncology Society.

 

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

Bem-estar e qualidade de vida em sobreviventes de cancro

Dia 15 de Março de 2019

10:00 às 11:00

O cancro ou a doença oncológica é a segunda causa de morte em Portugal e a que mais cresce. O diagnóstico de cancro também cresce e os tratamentos têm evoluído muito, de tal modo que a sobrevivência à doença é cada vez maior.

O diagnóstico, e os tratamentos têm efeitos iatrogénicos nos doentes de modo que, apesar de livres de cancro após o fim do tratamento, continuam a existir sequelas, quer físico/fisiológicas, quer psicológicas. Por isso é recomendado que os sobreviventes de cancro sejam considerados doentes crónicos.

Assim, a qualidade de vida e o bem-estar tornam-se objetivos centrais no apoio a estas pessoas. Sendo uma tarefa da equipa, a psicologia e o psicólogo têm um papel fundamental neste apoio.

Serão abordados aspetos psicológicos como sejam o coping (estilo e estratégia), o thriving, a inteligência emocional, entre outros, como recurso para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida destes sobreviventes.

 

Professor Doutor José L. Pais Ribeiro

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

Crescimento pós-traumático na doença oncológica

Dia 15 de Março de 2019

14:30 às 15:30

A doença oncológica continua hoje envolta em medos e estigma. A sua vivência é assim, frequentemente, traumática.

Do ponto de vista da clínica psicológica ajudar a superar o trauma é o desafio mais relevante que se coloca.

Alguns conceitos têm sido explorados no sentido de balizar a compreensão dos técnicos no processo vivencial de acontecimentos traumáticos. Entre eles tem-se destacado o de crescimento pós-traumático (Calhoun & Tedeschi, 1999).

O objectivo desta conferência é, para lá da apresentação do conceito e da discussão do seu interesse e relevância, clínica e teórica, a apresentação de resultados de intervenções e investigações recentes em mulheres com cancro de mama.

 

Professora Doutora Isabel Leal

ISPA – Instituto Universitário

Isabel Leal é Psicóloga Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta.

Doutorada em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain é desde 1983 docente do ISPA onde é professora catedrática, presidente do conselho científico e investigadora do William James Center for Resaearch (I&D) em que coordena o grupo de psicologia translacional.

Desenvolveu actividade profissional no âmbito do Ministério da Saúde, de 1979 a 1987 nos Hospitais Civis de Lisboa e depois, até 2007, na Maternidade Dr. Alfredo da Costa onde fundou e coordenou o Departamento de Psicologia Clínica.

Foi Conselheira da Comissão Nacional de Luta contra a Sida, Consultora do “Projecto de promoção da Saúde Mental na Gravidez e na primeira infância” da Direcção Geral de Saúde, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e Presidente do júri do Prémio Madalena Barbosa da Câmara Municipal de Lisboa, que promove a igualdade de género.

Os seus interesses de investigação centram-se actualmente nos processos de ajustamento em situações normativas do ciclo de vida, mas vividas como potencialmente criticas ou em situações inerentemente traumáticas.

Tem 45 livros publicados como autora e editora, 7 deles de divulgação e 228 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

 

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

 

Consulte o programa científico completo:

Programa Completo