O Congresso incluirá dois workshops pré-congresso que serão realizados no dia 13 de Março de 2019.

 

Workshop 1

 INSCRIÇÕES NO WORKSHOP 1 ENCERRADAS!

Mindkindful:

um programa baseado no Mindfulness e na Terapia Focada na Compaixão na psicoterapia

Duração: 3 horas

10:00 – 13:00

Limite máximo: 25 participantes

 

Este workshop abordará o que são os conceitos de mindfulness e compaixão assim como aspectos fundamentais da sua prática e os erros mais frequentes.

Será abordado como o mindfulness pode ser utilizado na psicoterapia com recurso a exercícios simples.

Durante o workshop serão realizadas alguma práticas simples de mindfulness e exercícios experienciais.

 

Professor Doutor José Pinto-Gouveia

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

 

Nota Biográfica

José Pinto Gouveia, Médico Psiquiatra, ex-chefe de Serviço de Psiquiatria do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra onde fundou as Consultas de Psicoterapia Cognitivo-comportamental e de Perturbações de Comportamento Alimentar.

 Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Fundador e Ex-Coordenador do CINEICC. Actualmente coordenador do grupo de investigação Cognitive and Behavioural Processes and Change do CINEICC (Centro de Investigação Cognitivo-Comportamental) da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.

Foi sócio fundador da Associação Portuguesa da Terapia do Comportamento.

Em 2006 conduziu o seu primeiro curso de introdução à prática do mindfulness para um conjunto de psicólogos da Universidade de Coimbra.

Em 2008 fundou com alguns colegas a Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM) com os seguintes objectivos: Associação Portuguesa para o Mindfulness constitui-se como uma sociedade científica cujos fins e objectivos principais são a promoção da prática e conhecimentos científicos acerca do mindfulness. É actualmente o presidente da APM.

Fez a sua formação em Terapia Focada na Compaixão com Paul Gilbert.

É membro fundador do Institute for Compassion em Londres.

Desenvolveu e avaliou os resultados de programas baseados no mindfulness para diversos tipos de situações clínicas e não clínicas: Mulheres Inférteis (PBMI – Programa baseado no Mindfulness para a Infertilidade), Perturbação de Ingestão Compulsiva (BeFree – Binge Eating Free), Obesidade (KgFree), Enfermeiros Oncológicos e Dor.  Os resultados obtidos nestes programas foram avaliados e publicados em revistas internacionais com revisão por pares.

Desenvolveu, coordenou e lidera diversos projectos de investigação na área das terapias cognitivo-comportamentais, nomeadamente nas terapias de terceira geração.

É ainda autor de mais de duas centenas de artigos nacionais e internacionais, bem como de livros e capítulos de livros focados em diversas condições físicas e psicológicas.

 

«««««»»»»»

 

Workshop 2

 

Problemas sexuais no doente oncológico

Duração: 3 horas

14:00 – 17:00

Limite máximo: 25 participantes

 

Os problemas ao nível da sexualidade são frequentes no contexto da doença oncológica. As dificuldades sexuais podem resultar da doença e dos tratamentos (intervenções cirúrgicas, quimioterapia e radioterapia, por exemplo) e/ou de aspectos psicológicos. Com efeito, a doença oncológica tem um impacto físico significativo e consequências no funcionamento psicológico e social.

As dificuldades sexuais e a intimidade devem ser contempladas na avaliação inicial dos doentes com cancro e continuar durante o tratamento e a recuperação (os problemas sexuais podem permanecer durante muito tempo depois do diagnóstico e tratamento, tendo uma influência negativa na qualidade de vida).

Na intervenção é importante contemplar uma abordagem multidisciplinar que possa dar resposta ao problema, de acordo com a especificidade e as necessidades de cada caso. As abordagens terapêuticas podem ser: aconselhamento sexual, ensino, intervenções médicas (farmacológicas e/ou cirúrgicas) e terapia sexual.

Com este workshop procura-se conceptualizar as principais dificuldades no âmbito da onco-sexologia e reflectir sobre as principais linhas de intervenção.

 

Drª. Cristina Nave

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.

 

Nota Biográfica

Ana Cristina Nave, Licenciada em Psicologia e Mestre em Mudança e Desenvolvimento em Psicoterapia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, desde Agosto de 2016.

Detém o Titulo de Terapeuta Sexual conferido pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e o Grau de Psico-Oncologista atribuído pela Academia Portuguesa de Psico-Oncologia.

Desempenha actividade profissional, desde Dezembro de 2007, no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.

realiza actividade como formadora em diferentes instituições, nomeadamente na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva.